Este é fórum não oficial do Troféu Regional de Ralis de Alenquer, dedicado para pilotos e apaixonados dos Ralis.


    A lei do "voa baixinho"- Rali das Caldas da Rainha

    Compartilhe
    avatar
    CompetiDrive
    Admin

    Mensagens : 738
    Data de inscrição : 13/12/2008
    Localização : Alenquer

    A lei do "voa baixinho"- Rali das Caldas da Rainha

    Mensagem  CompetiDrive em Seg Set 07 2009, 15:37

    O II Rally Cidade de Caldas da Rainha decorreu no fim de semana passado mais propriamente dias 5 e 6 de Setembro de 2009, uma jornada que ficou marcada por grandes estreias mas também de ausências muito notadas. O Rali era constituído por 2 dias no primeiro dia (sábado) realizou-se a super especial bem no centro da cidade de Caldas da Rainha e dando inicio do rali que ia acabar no dia seguinte (domingo) com mais três especiais.


    Desta forma, a super-especial, de terra e desenhada no interior da cidade, foi vencida por José Merceano (Mitsubishi Lancer evo IV) com uma vantagem de 0,17s sobre o segundo classificado que foi Armindo Neves (Mitsubishi Carisma GT) e 0,49s sobre o terceiro lugar que era, neste momento ocupado por Mário Seabra (Toyota Corolla WRC), na mesma super-especial que foi totalmente disputada em terra batida de notar a espectacularidade dos pilotos Carlos Boiças , Mário Seabra, Eduardo Silva, Abílio Palma mas o que arrasou mais foi mesmo Ricardo Rajani que com o seu BMW 325 IX mostrou o seu lado de “Marc Duez”, andando com o seu BMW sempre no grito e sempre atravessado, foi mesmo digno de ver.

    Com o inicio das especiais de domingo, José Merceano começa por ampliar a sua vantagem face aos demais adversários, ao conseguir levar de vencida a primeira especial do dia. Mas, Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555), que tinha perdido algum tempo nas duas especiais anteriores, mostrava que a vitória de Merceano não seria tão fácil como parecia até então, vencendo a segunda especial do dia com uma vantagem de 4,16 segundos sobre José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV).

    Assim, a vitória no rali apenas ficaria decidida na última especial, na qual Pedro Carmo fez o melhor tempo, ao conseguir menos 0,71 segundos do que José Merceano mas, a desvantagem que Pedro Carmo trazia para a última especial era superior a isso e assim, a vitória final sorriria a José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV).

    Com a vitória de José Merceano e Francisco Pereira através de uma escassa vantagem de 1,91s, a segunda posição foi para Pedro Cunha e Carmo e Rui Niza (Subaru Impreza GT-555) e no terceiro posto ficou o anterior líder do troféu, António Nunes e Rui Marques (Mitsubishi Lancer Evo VI), já com uma desvantagem, face ao vencedor, de 38,29 segundos, muito por culpa de grandes atravessa-delas devido a uma bruta potência do seu “Mitsu”

    Na quarta posição ficou o piloto do Sobral de Monte Agraço, Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente (Toyota Celica GT-4) que andou sempre muito rápido mas sem nunca conseguir acompanhar o ritmo dos 3 primeiros e a fechar o Top 5 ficou Armindo Neves e Filipe Serra em Mitsubishi e com uma diferença 1m17,7s face ao vencedor, este que foi praticamente o seu primeiro rali de terra ao volante da nova máquina.

    No sexto Lugar ficaram Eduardo Silva e Sérgio Rufino com um espectacular e inesquecível BMW E36Sport que andou sempre muito bem, já em sétimo Lugar ficou a dupla Caldense Bruno Santos e Luís Ribeiro em Toyota Celica 4WD que andaram sempre muito rápido e não fosse um pequeno percalço na Super Especial que ficou a dever ao bloquer de travões do Celica, o piloto e navegador confidenciavam-nos “fiquei sem travões quando foi a por o pé no pedal ele estava rijo rijo!!! E não deu mesmo, mas bem vamos lá ver amanha” que retirou alguma confiança a dupla talvez pudesse ter rodado um pouco melhor visto que conhecia bem os troços do rali.

    Em oitavo lugar ficou um certinho Hélder Mota e segundo dos BMW, já na nona posicção ficou a dupla Bombarralense Daniel Ferreira e Marcos Gomes sendo os terceiros em BMW a terminar o Rali.

    No que respeita à luta pela classificação das tracções, a vitória na tracção traseira foi para Abílio Palma (Toyota Corolla KE20) que assim viu premiado o seu décimo posto na classificação geral mas que muito lutou com Carlos Boiças, este que andou sempre na brasa mas não consegui “esmifrar” mais o seu velhinho mas potente Ford Escort MKII.

    Na tracção dianteira a vitória sorriu a Daniel Nunes (Citroen AX GTi) que, no que respeita á classificação geral ficou no 11º lugar mas que muito lutou com Gilberto Costa que fez um excelente rali.

    Com a realização desta animada prova na cidade das Caldas da Rainha, o Troféu Regional de Ralis de Alenquer 2009 assiste a nova mudança na liderança, sendo que José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV) parte para a última prova do troféu na condição de líder.

    Mas também ficou bem patente a ideia que Pedro Carmo têm carro para lutar pelas vitórias assim como António Nunes que apenas precisa de ganhar mais experiencia ao volante do potentíssimo Mitsubishi Lancer evo VI para conseguir vitórias que com este carro estão perfeitamente ao seu alcance.

    De notar o nível da organização do Rali que esteve sempre muito bem sem erros e a conseguir fazer uma prova limpa o que é muito bom aos olhos da federação.

    Ainda com as contas em aberto, a última prova do troféu será o Rali da Labrugeira a disputar no próximo dia 5 de Outubro, na localidade que dá nome à prova e que se situa no concelho de Alenquer.


    1º José Merceano/Francisco Pereira – Mitsubishi Lancer Evo IV
    2º Pedro Carmo/Rui Nisa – Subaru Impreza GT-555 a 1,91s
    2º António Nunes/Rui Marques – Mitsubishi Lancer Evo VI a 38,2s
    4º Ricardo Pinheiro/Ricardo Vicente – Toyota Celica GT-4 a 1m01,8s
    5º Armindo Neves/Filipe Serra – Mitsubishi Carisma GT a 1m17,1s
    6º Eduardo Silva/Sérgio Rufino – BMW E36 a 1m36s
    7º Bruno Santos/Luis Ribeiro – Toyota Celica 4WD a 2m12,2s
    8º Hélder Mota/Gaspar Rosário – BMW 325 IX a 2m36,4s
    9º Daniel Ferreira/Marco Gomes – BMW 325 IX a 2m44,3s
    10º Abilio Palma/Carlos Tomás – Toyota Corolla KE 20 a 2m47s
    11º Daniel Nunes/Carlos Ramiro – Citroen Ax Gti a 2m48,9s
    12º Gilberto Costa/Amilcar Damião – Vw Golf Gti a 2m50,3s

    Clique aqui para ver as classificações gerais do Rali Cidade de Caldas da Rainha

      Data/hora atual: Sex Jun 23 2017, 20:04