Talvez a prova mais desejada da época de ralis de Alenquer, talvez por ser numa vila com grande tradição e talvez por ser na terra da organização o Rally de Cheganças 2009 marcou um ponto de viragem no Troféu Ragional de Ralis de Alenquer, assinalando novo vencedor na prova mas também novo lider no troféu.
O Rali teve o seu início no sábado com a realização de uma super-especial nocturna no interior da vila de Alenquer, mais propriamente na urbanização da quinta do Bravo, onde o muito público presente aproveitou a noite para assistir a um bom espectáculo proporcionado pelos diversos concorrentes, de onde se destacam os "drift's" efectuados pelos concorrentes Carlos Gomes (Ford Escort MKII), Abílio Palma (Toyota KE20) e de Nelson Cardoso (VW Golf DOCH 16V) que parecia ter um caso de tracção traseira, mas a ter pouca sorte e a partir a transmissão na segunda saida dae terra da SS. Com a realização da super-especial, José Merceano começou logo a amealhar alguma vantagem face ao seu principal adversário, Pedro Carmo, sendo que partia para as 4 especiais de domingo já com 1,47s de vantagem.
No domingo a manhã começou com Merceano (Mistubishi Evo IV) a mostrar que estava em Cheganças para amealhar mais uma vitória e assim na primeira passagem efectua logo um tempo muito bom que permitiu amealhar mais alguns segundos face á concorrência. Ainda na primeira especial de domingo é de referir o facto de, após a passagem dos primeiros concorrentes, as condições atmosféricas terem-se modificado visto ter começado a cair alguns aguaceiros que perduraram até á hora de almoço.
Para a segunda especial do dia, José Merceano já levava uma vantagem de cerca de 5 segundos sobre Pedro Carmo que seguia em segundo, sendo que a diferença dos dois primeiros face aos restantes já era muito considerável.
Assim, na segunda especial da manhã a história voltou-se a repetir e José Merceano (Mitsubishi Evo IV) cimentou a sua liderança, seguindo para o almoço com uma vantagem de 10,1s para o segundo classificado que era Pedro Carmo (Subaru Impreza) e já uma larga vantagem de 1m01,62s para o terceiro lugar que na altura era ocupado por Eduardo Silva (BMW E36).
Para as duas especiais da tarde bastaria a José Merceano gerir a vantagem de cerca de 10s que possuía e foi com esta tónica que avançou para a primeira especial da tarde mas, mesmo assim conseguiu ganhar mais um segundo ao seu mais directo perseguidor.
Faltando apenas a realização de uma especial e quando todos pensavam que a vitória do rali estava mais uma vez entregue a José Merceano, eis que existe um volte-face e José Merceano vê o seu Mitsubishi ceder (problemas no diferencial traseiro) logo após o início da especial, vendo-se assim obrigado a desistir e a abandonar a sua senda vitoriosa.
Com a desistência de José Mercenano e com a diferença que já detinha face aos restantes concorrentes, Pedro Carmo (Subaru Impreza) apenas tinha de gerir e foi isso que fez, conseguindo finalizar o rali com uma vantagem de 1m16,96s sobre o segundo posto que foi ocupado por Eduardo Silva (BMW E36), que volta desta forma a figurar no pódio de uma prova, feito que ainda não tinha conseguido alcançar desde que estreou a sua nova viatura.
O terceiro lugar foi para o regular António Nunes (Ford Sierra Cosworth) que assim amealha importantes pontos para o campeonato e aproxima-se do líder José Merceano. Na quarta posição ficou Daniel Ferreira (BMW 325 IX) e no quinto posto ficou Bruno Santos em Toyota Celica 4wD.
A sexta posição foi ocupada por João Neves (Mazda 323), sendo que na sétima posição ficou o vencedor da tracção dianteira, Fernando Marques em Peugeot 205. A vitória na tracção traseira, após uma grande disputa, foi para Carlos Gomes (Ford Escort) na 13ª posição da geral .
Após a realização desta prova que antecede a pausa de Verão, o Troféu Regional de Ralis de Alenquer apresenta-se agora com uma classificação geral muito mais equilibrada, oferecendo assim uma maior garantia de espectacularidade para a próxima prova que apenas se disputará nos próximos dias 5 e 6 de Setembro nas Caldas da Rainha.
Click aqui para as classificações gerais
O Rali teve o seu início no sábado com a realização de uma super-especial nocturna no interior da vila de Alenquer, mais propriamente na urbanização da quinta do Bravo, onde o muito público presente aproveitou a noite para assistir a um bom espectáculo proporcionado pelos diversos concorrentes, de onde se destacam os "drift's" efectuados pelos concorrentes Carlos Gomes (Ford Escort MKII), Abílio Palma (Toyota KE20) e de Nelson Cardoso (VW Golf DOCH 16V) que parecia ter um caso de tracção traseira, mas a ter pouca sorte e a partir a transmissão na segunda saida dae terra da SS. Com a realização da super-especial, José Merceano começou logo a amealhar alguma vantagem face ao seu principal adversário, Pedro Carmo, sendo que partia para as 4 especiais de domingo já com 1,47s de vantagem.
No domingo a manhã começou com Merceano (Mistubishi Evo IV) a mostrar que estava em Cheganças para amealhar mais uma vitória e assim na primeira passagem efectua logo um tempo muito bom que permitiu amealhar mais alguns segundos face á concorrência. Ainda na primeira especial de domingo é de referir o facto de, após a passagem dos primeiros concorrentes, as condições atmosféricas terem-se modificado visto ter começado a cair alguns aguaceiros que perduraram até á hora de almoço.
Para a segunda especial do dia, José Merceano já levava uma vantagem de cerca de 5 segundos sobre Pedro Carmo que seguia em segundo, sendo que a diferença dos dois primeiros face aos restantes já era muito considerável.
Assim, na segunda especial da manhã a história voltou-se a repetir e José Merceano (Mitsubishi Evo IV) cimentou a sua liderança, seguindo para o almoço com uma vantagem de 10,1s para o segundo classificado que era Pedro Carmo (Subaru Impreza) e já uma larga vantagem de 1m01,62s para o terceiro lugar que na altura era ocupado por Eduardo Silva (BMW E36).
Para as duas especiais da tarde bastaria a José Merceano gerir a vantagem de cerca de 10s que possuía e foi com esta tónica que avançou para a primeira especial da tarde mas, mesmo assim conseguiu ganhar mais um segundo ao seu mais directo perseguidor.
Faltando apenas a realização de uma especial e quando todos pensavam que a vitória do rali estava mais uma vez entregue a José Merceano, eis que existe um volte-face e José Merceano vê o seu Mitsubishi ceder (problemas no diferencial traseiro) logo após o início da especial, vendo-se assim obrigado a desistir e a abandonar a sua senda vitoriosa.
Com a desistência de José Mercenano e com a diferença que já detinha face aos restantes concorrentes, Pedro Carmo (Subaru Impreza) apenas tinha de gerir e foi isso que fez, conseguindo finalizar o rali com uma vantagem de 1m16,96s sobre o segundo posto que foi ocupado por Eduardo Silva (BMW E36), que volta desta forma a figurar no pódio de uma prova, feito que ainda não tinha conseguido alcançar desde que estreou a sua nova viatura.
O terceiro lugar foi para o regular António Nunes (Ford Sierra Cosworth) que assim amealha importantes pontos para o campeonato e aproxima-se do líder José Merceano. Na quarta posição ficou Daniel Ferreira (BMW 325 IX) e no quinto posto ficou Bruno Santos em Toyota Celica 4wD.
A sexta posição foi ocupada por João Neves (Mazda 323), sendo que na sétima posição ficou o vencedor da tracção dianteira, Fernando Marques em Peugeot 205. A vitória na tracção traseira, após uma grande disputa, foi para Carlos Gomes (Ford Escort) na 13ª posição da geral .
Após a realização desta prova que antecede a pausa de Verão, o Troféu Regional de Ralis de Alenquer apresenta-se agora com uma classificação geral muito mais equilibrada, oferecendo assim uma maior garantia de espectacularidade para a próxima prova que apenas se disputará nos próximos dias 5 e 6 de Setembro nas Caldas da Rainha.
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Última edição por CompetiDrive em Dom Jul 05 2009, 14:48, editado 2 vez(es)