A dupla formada por José Merceano e Francisco Pereira (Mitsubishi Evo IV) continua com a sua senda vitoriosa e, tal como nas duas provas anteriores, levou de vencida a terceira prova da edição de 2009 do Troféu Regional de Ralis de Alenquer, o Rali do Sobral de Monte Agraço 2009.
A prova teve início no sábado (09 de Maio) com a realização da primeira especial que consistia numa super-especial nocturna de cerca de 2 km, sendo que José Merceano começou o rali da melhor forma, vencendo essa classificativa logo com uma vantagem de 4,15s sobre Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555) e, 4,76s sobre o terceiro classificado na super-especial que foi Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth), tendo este último terminado por aí a sua prova visto o motor do seu Cosworth ter cedido.
Ainda sobre a super-especial há que evidenciar os dois despistes que ocorreram e que inclusive, um deles levou Carlos Franco (Toyota Celica GT-S) a desistir após um capotanço que deixou a viatura muito mal tratada. E, para além disso, um dos principais pontos a evidenciar na super-especial nocturna foi o muito público que presenciou ao espectáculo em Sobral de Monte Agraço.
Mesmo com a vantagem que trazia da noite anterior, José Merceano começou o dia de domingo ao ataque e na primeira especial conseguia ampliar ligeiramente a sua vantagem para Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555), seu principal opositor, visto ter conseguido vencer a primeira especial do dia com uma pequena vantagem de cerca de 1,02s. Mas, atendendo à diminuta diferença de tempo entre os dois concorrentes.
Pedro Carmo apostou forte na segunda especial da manhã e conseguiu vencê-la com uma vantagem de 2,61s sobre José Merceano, reduzindo o tempo que os separava para escassos 3,2s. Assim, com a paragem para o almoço, sendo a diferença entre os dois primeiros muito escassa, a luta nas duas especiais da tarde prometia mas, José Merceano vendo a sua liderança ameaçada, aumentou o ritmo e venceu a primeira especial da tarde com uma vantagem de cerca de 6s, ampliando para cerca de 10s a sua vantagem na geral da prova, deixando de qualquer forma algo por decidir para a última especial do rali.
O início da última especial foi algo atribulado, sendo que alguns problemas com o carro zero fizeram com que a prova de José Merceano, que partiu a seguir, tivesse que ser interrompida e, á luz dos regulamentos, foi atribuído à equipa do Mistubishi o tempo que o mesmo tinha efectuado na especial anterior. Nesta especial Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555) também não conseguiu fazer um tempo muito "ameaçador" para a classificação geral visto ter piorado o seu tempo em 10s face à especial anterior.
Com isto, José Merceano viu a sua regularidade mais uma vez premiada, vencendo a prova com uma vantagem de 26,51s sobre os seus principais adversários nesta prova que foram a dupla formada por Pedro Carmo e Rui Niza em Subaru Impreza GT-555 que muito espetáculo deram e agora sim estão "quase" no lugar que merecem.
A fechar o pódio esteve uma dupla que corria em casa, a dupla formada por Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente (Toyota Celica GT4) que assim conseguiu efectuar uma excelente prova e deste modo agradecer o muito apoio que teve ao longo do rali. A quarta posição foi para um regular António Nunes (Ford Sierra Cosworth) e no quinto posto, já a 2m13,61s da liderança ficou Helder Mota (BMW 325 IX).
O sexto posto ficou para Filipe Belmiro (Golf G60 Rally) que antecedeu o vencedor da classificação do rali referente à tracção dianteira que foi Aires Felício (Golf) conseguindo um muito bom 7º lugar na geral. Na tracção traseira o vencedor foi Adérito Santos (Ford Escort RS 2000) com o 14º posto da geral.
Terminada esta boa prova que decorreu em Sobral de Monte Agraço, José Merceano e Francisco Pereira seguem na frente do troféu, pelo menos até á próxima prova que decorrerá no próximo dia 6 de Junho e que será o Rali de Cheganças 2009.
Por fim, de referir que a próxima prova tem a particularidade de ser constituída por uma super-especial que terá início pelas 17 horas e por mais 3 especiais a decorrerem durante a noite de sábado.
Classificação Final:
1º José Merceano/Francisco Pereira – Mitsubishi Lancer Evo IV – 25m56,8s
2º Pedro Carmo/Rui Nisa – Subaru Impreza a 26,5s
3º Ricardo Pinheiro/Ricardo Vicente – Toyota Celica a 1m04,9s
4º António Nunes/Rui Marques – Ford Sierra Cosworth a 1m24,5s
5º Hélder Mota/Gaspar Rosário – BMW 325ix a 2m13,6s
6º Filipe Belmiro/David Crispim – Golf G60 a 2m16,6s
7º Aires Felicio/Rui Alves – Vw Golf a 2m39,2s
8º Jaime Almeida/José Mariz – Ford Escort Cosworth a 2m40,4s
Clique aqui para ver todas as classificações
A prova teve início no sábado (09 de Maio) com a realização da primeira especial que consistia numa super-especial nocturna de cerca de 2 km, sendo que José Merceano começou o rali da melhor forma, vencendo essa classificativa logo com uma vantagem de 4,15s sobre Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555) e, 4,76s sobre o terceiro classificado na super-especial que foi Carlos Valentim (Ford Escort RS Cosworth), tendo este último terminado por aí a sua prova visto o motor do seu Cosworth ter cedido.
Ainda sobre a super-especial há que evidenciar os dois despistes que ocorreram e que inclusive, um deles levou Carlos Franco (Toyota Celica GT-S) a desistir após um capotanço que deixou a viatura muito mal tratada. E, para além disso, um dos principais pontos a evidenciar na super-especial nocturna foi o muito público que presenciou ao espectáculo em Sobral de Monte Agraço.
Mesmo com a vantagem que trazia da noite anterior, José Merceano começou o dia de domingo ao ataque e na primeira especial conseguia ampliar ligeiramente a sua vantagem para Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555), seu principal opositor, visto ter conseguido vencer a primeira especial do dia com uma pequena vantagem de cerca de 1,02s. Mas, atendendo à diminuta diferença de tempo entre os dois concorrentes.
Pedro Carmo apostou forte na segunda especial da manhã e conseguiu vencê-la com uma vantagem de 2,61s sobre José Merceano, reduzindo o tempo que os separava para escassos 3,2s. Assim, com a paragem para o almoço, sendo a diferença entre os dois primeiros muito escassa, a luta nas duas especiais da tarde prometia mas, José Merceano vendo a sua liderança ameaçada, aumentou o ritmo e venceu a primeira especial da tarde com uma vantagem de cerca de 6s, ampliando para cerca de 10s a sua vantagem na geral da prova, deixando de qualquer forma algo por decidir para a última especial do rali.
O início da última especial foi algo atribulado, sendo que alguns problemas com o carro zero fizeram com que a prova de José Merceano, que partiu a seguir, tivesse que ser interrompida e, á luz dos regulamentos, foi atribuído à equipa do Mistubishi o tempo que o mesmo tinha efectuado na especial anterior. Nesta especial Pedro Carmo (Subaru Impreza GT-555) também não conseguiu fazer um tempo muito "ameaçador" para a classificação geral visto ter piorado o seu tempo em 10s face à especial anterior.
Com isto, José Merceano viu a sua regularidade mais uma vez premiada, vencendo a prova com uma vantagem de 26,51s sobre os seus principais adversários nesta prova que foram a dupla formada por Pedro Carmo e Rui Niza em Subaru Impreza GT-555 que muito espetáculo deram e agora sim estão "quase" no lugar que merecem.
A fechar o pódio esteve uma dupla que corria em casa, a dupla formada por Ricardo Pinheiro e Ricardo Vicente (Toyota Celica GT4) que assim conseguiu efectuar uma excelente prova e deste modo agradecer o muito apoio que teve ao longo do rali. A quarta posição foi para um regular António Nunes (Ford Sierra Cosworth) e no quinto posto, já a 2m13,61s da liderança ficou Helder Mota (BMW 325 IX).
O sexto posto ficou para Filipe Belmiro (Golf G60 Rally) que antecedeu o vencedor da classificação do rali referente à tracção dianteira que foi Aires Felício (Golf) conseguindo um muito bom 7º lugar na geral. Na tracção traseira o vencedor foi Adérito Santos (Ford Escort RS 2000) com o 14º posto da geral.
Terminada esta boa prova que decorreu em Sobral de Monte Agraço, José Merceano e Francisco Pereira seguem na frente do troféu, pelo menos até á próxima prova que decorrerá no próximo dia 6 de Junho e que será o Rali de Cheganças 2009.
Por fim, de referir que a próxima prova tem a particularidade de ser constituída por uma super-especial que terá início pelas 17 horas e por mais 3 especiais a decorrerem durante a noite de sábado.
Classificação Final:
1º José Merceano/Francisco Pereira – Mitsubishi Lancer Evo IV – 25m56,8s
2º Pedro Carmo/Rui Nisa – Subaru Impreza a 26,5s
3º Ricardo Pinheiro/Ricardo Vicente – Toyota Celica a 1m04,9s
4º António Nunes/Rui Marques – Ford Sierra Cosworth a 1m24,5s
5º Hélder Mota/Gaspar Rosário – BMW 325ix a 2m13,6s
6º Filipe Belmiro/David Crispim – Golf G60 a 2m16,6s
7º Aires Felicio/Rui Alves – Vw Golf a 2m39,2s
8º Jaime Almeida/José Mariz – Ford Escort Cosworth a 2m40,4s
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